Quando o meu filho com Autismo quer ser mais autónomo
- pensamentossoltosl
- 15 de abr.
- 1 min de leitura
"(...) Quando o adolescente ou o jovem demonstra interesse e motivação para sair e ser mais autónomo, devemos aproveitar esta oportunidade e orientá-lo no sentido de desenvolver a sua autonomia, autoconfiança e sentido de responsabilidade, por exemplo, através da realização de pequenas compras ou realização de tarefas simples nos serviços públicos, como, por exemplo, enviar uma encomenda nos correios.
Por outro lado, se o jovem tiver interesse e motivação por fazer algum tipo de refeição ou sobremesa para a família, devemos incentivar a procura de receitas, ajudar na elaboração da lista de compras a fazer e na planificação dos diversos passos necessários para a conclusão da receita (e.g., desde compreensão acerca dos diversos utensílios, pesar alimentos, etc).
Estas tarefas são muito importantes pois vão ser um grande contributo para o desenvolvimento da autoestima e autonomia. Devemos sempre valorizar tudo o que o adolescente ou jovem faz de forma autónoma e dar-lhe gradualmente mais autonomia, no sentido de virem a ser eles próprios a tomar iniciativa na realização de novas tarefas. (...)
Ver texto completo em: